RSS

Quando se faz de conta que não sabe

17 out

Escrevo mais um pensamento: o de imaginar certas pessoas que não são “nada” e ao mesmo tempo são tão únicas e especiais.

A anciã poetiza, o jardineiro espiritual, o coletor de lixo profeta… Acho que era isso que Fernando Pessoa, ou melhor, Bernardo Soares, o ajudante de guarda-livros na cidade de Lisboa, quis expressar:

 “Mas o contraste não me esmaga – liberta-me; e a ironia que há nele é sangue meu. O que devera humilhar-me é a minha bandeira, que desfraldo; e o riso que deveria rir de mim, é um clarim com que saúdo e gero uma alvorada em que disfarço. A glória noturna de ser grande não sendo nada! A majestade sombria de esplendor desconhecido… E sinto, de repente, o sublime do monge no ermo, do eremita no retiro, inteirado da substância de Cristo nas pedras e nas cavernas do afastamento.”  

É gratificante quando podemos responder várias perguntas complexas, místicas, psíquicas, filosóficas, teológicas… Ou seria pura besteira? Melhor mesmo é quando nos fazemos de tolos, abrimos mão do falar e só ouvimos, desenhamos na areia, vivemos os sonhos dos outros ou percebemos que diferença é soma.

Ao brincarmos com crianças, fazendo-lhes perguntas, ficamos satisfeitos com suas respostas. No mínimo, conquistam nossos sorrisos. Algumas gostam de inverter os papéis ou, do que chamam,  “brincar de professor”… O barato, é fazer de conta que não sabemos, é ser apenas um aprendiz.

Enfim, quando o poder de não exercer o poder for algo a se desejar, não precisaremos das glórias dos homens, tampouco do nosso orgulho; ansiaremos poucas coisas até. Tentaremos esquecer menos dos nomes daqueles que julgamos não serem tão importantes e nos aqueceremos mais do frio. Afinal, os ombros estarão bem mais próximos.

 

Jhônatas Cabral    

 
2 Comentários

Publicado por em outubro 17, 2008 em Quartos

 

Tags: , , , , , , , ,

2 Respostas para “Quando se faz de conta que não sabe

  1. Adelmar Lincoln

    outubro 17, 2008 at 14:35

    Bom é soltar a voz, o pensamento a falar, até porque não precisamos esconder nada, somos o que somos, desejo ver sempre isso, espontaneidade, criatividade e principalmente verdade(em falta hoje em dia). Mano (de tantas jornadas) bom vê-lo a expressar-se, continue e nunca esqueça dessa expressão a nós e ao Pai que está nos céu, será de grande utilidade, serás mentor de muitos. abração.

     
  2. Jeff

    outubro 23, 2008 at 14:35

    Por isso que sempre sonhei em não ser ninguém. Tenho me esforçado todos os dias sobre como fazer isso, como caminhar até esse estágio. Ele tem me ajudado. Aleluia

     

Deixe um comentário

 
